BLOG DE
NOVIDADES

ARTE BRASILEIRA | Tarsila do Amaral no MASP

08/04/2019

A modernista Tarsila do Amaral, que mesmo tendo uma forte influência da estética europeia, retratou temas e narrativas tradicionais da cultura popular brasileira. Cenas do carnaval, das favelas, das feiras e lendas indígenas são alguns dos temas que podemos ver através dos quadros. A mostra "Tarsila Popular" foi inaugurada no MASP - Museu de Arte de São Paulo, na última sexta (05.04) e pretende mostrar um pouquinho desse universo.

A exposição conseguiu reunir cerca de 120 trabalhos que vão desde o início da carreira na década de 20, até obras da segunda metade do século 20.

O quadro Abaporu é um dos marcos do modernismo brasileiro e também faz parte da mostra. A obra tem nome indígena que significa "homem que come carne humana" e foi finalizada em 1928. A partir de 1922, depois de ter estuda técnicas acadêmicas tradicionais na Europa, Tarsila voltou ao Brasil e aderiu às ideias vanguardistas que também aterrizavam por aqui. No mesmo período, conheceu os fundadores do modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, com quem se casou em 1926, mas também Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia. Eles formaram o conhecido Grupo dos Cinco, que protagonizou a defesa das ideias vanguardistas no país.

A mostra "Tarsila Popular" fica no MASP até 28 de julho. O museu está localizado na Avenida Paulista em São Paulo. Nas terças, a entrada é gratuita das 10h às 20h. De quarta a domingo, o horário para visita é das 10h às 18h.

Daquelas oportunidades imperdíveis de estar pertinho das criações de um dos maiores nomes da arte brasileira!


ARTE BRASILEIRA | Tarsila do Amaral no MASP
ARTE BRASILEIRA | Tarsila do Amaral no MASP
ARTE BRASILEIRA | Tarsila do Amaral no MASP
Fale conosco por Whatsapp